17/09/10

A velha cantiga do bandido. - Este post é suficientemente bom para ganhar mais uns haters e uns comentários anónimos.

Acabei de ver num dos estados do 'caradelivro', como diz a Ana Laura, uma das coisas que mais me chateava no secundário.
No 9ºano anda tudo louco depois dos exames, as notas, vêm os resultados os exames e a ''grande'' decisão: escolher a área. (Esperem mais 3 anos e logo vêm o que é que é bom)
O primeiro bombardeamento é logo saber o que é que cada um quer escolher, e depois... depois é quando começa a festa. Toda a boa gente pergunta que área é que escolhemos e quando não agrada é logo caminho certo para centros de emprego e ordenados mínimos, varrer ruas ou trabalhar no intermarché. No entanto o que acontece é que algumas pessoas depois se arrependem, e aí já é tarde demais. Andaram durante 3 anos na área errada, e depois quando toca a escolher cursos na universidade acabam por ir para a área de letras ou ciências sociais. Belo!O que eu li e não gostei, mas não gostei mesmo foi “(…) Ciências e tecnologias é muito bonito e tal (…) Levei uma lavagem cerebral daquelas mesmo grandes nas férias! xD Eu ando naquele curso para não ficar no desemprego!” POUPEM-ME, tá?! Isto quase parece xenofobia, isto comparado com o que o Sarkozy anda a fazer é quase o mesmo; só falta sermos apedrejados na rua, regados com gasolina e fósforo no lombo; só por sermos de Humanidades.
Porquê esta insistência parva de que Humanidades não dá para nada e vamos acabar todos na merda? O que torna isto ainda mais estúpido e serve de fundamento a esta minha ‘’revolta’’ é ouvir um professor de físico-química (que por acaso é casado com uma advogada, BAAM!) dizer que Humanidades era inutilidade e que só servia para perder tempo. Ou até mesmo uma professora de Inglês, frustrada com a vida, dizer que humanidades era o grande erro dos alunos.
o São duas áreas diferentes, muito até, mas as duas exigem muito! E não venham cá com coisas que a matemática é isto e aquilo, sempre me disseram que a matemática é preciso ser compreendida e praticada, o que não deixa de ser mentira. Experiencia própria, MACS também não é a coisa mais amorosa e fofinha do mundo, abordam áreas diferentes, sim, mas só por ser aplicada ás ciências sociais não merece ser posta de parte. Até porque na minha opinião é bastante mais útil para o dia a da do que a matemática A.
Agora peguem num livro de História e pratiquem. Façam o exame sem saber ponta daquilo, e mesmo sabendo, é uma carga de trabalhos. Não estou a dizer que é mais dificíl, fácil ou o diabo a sete, estou a dizer que é exigente, é completamente diferente. Eu acho que as pessoas antes de abrir a boca para falar do que quer que seja devia pensar um bocadinho e ver que nem tudo é feito de equações e tabelas periódicas. Tenho dito.

11 comentários:

Patrícia disse...

Ai como eu concordo com o que disseste. Têm todos a mania que os alunos de Humanidades são todos uns coitadinhos que não vão ter futuro nenhum. Falam sem saber.

Depois há aquela ideia que todos os que vão para Humanidades é para fugir à Matemática. Eu sou sincera, adoro Matemática e se fui para letras foi por gostar realmente, por ser aquilo que desejo para o meu futuro.

MACS é bastante útil para o nosso dia-a-dia, como disseste. E sabes o que já ouvi e li muito por aí? Que em MACS os alunos têm a "papinha" toda feita, digamos que as pessoas no geral pensam que MACS é para subir médias. Enfim.

Tal como tu, não posso fazer uma comparação a nível de grau de dificuldade de Humanidades com Ciências porque não foi a área que escolhi.

Por último, o exemplo que deste foi o ideal e penso que não foi por acaso. História é uma disciplina bastante exigente, não basta memorizar a matéria, aliás isso não vale quase de nada, se não se souber aplicá-la.

Peço desculpa, excedi-me um bocadinho no comentário.
Muito bem dito!

Ana Cavalinhos disse...

E dizes muito bem. Muitas pessoas da minha Faculdade vieram de áreas de ciências ou engenharias. Não aguentaram/gostaram das áreas onde estavam e acabaram num curso de Letras que nada tem a ver com o percurso escolar que realizaram. Enfim, antes de criticarem e fazerem juízos de valor, deviam era experimentar uns mesinhos na área de Humanidades e Letras para verem o que é bom. Se eles dão a desculpa de terem de memorizar tabelas periódicas, eu dou a desculpa de ter de memorizar correntes literárias, nomes de autores e séculos em que estão inseridos. Para além de ter de aprender Fonética Inglesa, que é quase como fórmulas matemáticas.

Tal como a Patrícia, excedi-me um bocado no comentário, mas quando toca a coisas que gostamos, não podemos deixar de nos revoltar.

E só para terminar:

Humanidades For The Win! xD

ana. disse...

pois é! eu experimentei as duas e posso dizê-lo, achei Matemática A bem mais fácil que História A. Matemática é apenas uma questão de entender e aplicar regras, enquanto que em História temos de SABER, desenvolver e não descurar a maioria dos pormenores. Além de que, em matemática, toda a gente leva cábulas na máquina de calcular, em história não temos máquina de calcular.
Para os de ciência e tecnologias que aqui vierem discordar, ninguém está a dizer que tirar grandes notas a matemática é fácil, mas tirar positiva não é difícil. E eu sei do que falo porque já lá estive.

Li ♥ disse...

Há-de ser sempre assim. Eu também gostava de ver os meninos de Ciências (não falo de todos, daqueles que nós sabemos) a irem a exame de História sem nunca terem tido uma única aula em que tivessem dado matéria, e já agora a lerem e interpretarem textos de Português antigo, do tempo de D. Dinis e outros. Era lindo.

(àparte) - Depois, ainda há quem vá para Medicina que é para ficar a saber mais umas coisinhas. MAS SÓ ISSO! Não é para curar doentes. So funny! :)

Anónimo disse...

Eish Zélia, li tudo e no fim tive vontade de me levantar e aplaudir de pé! :C Assim é que é falar clap clap clap

Kim disse...

Antes de mais sou de Ciências e não não vou dizer que não concordo com o que aqui foi dito. Pelo contrário. Também não vou dizer que nunca fiz uma piadinha acerca de algum amigo que andasse em Letras ou Humanidades! Já fiz sim! A diferença é que foi de facto uma brincadeira. Tenho muito respeito ao pessoal de Letras e Humanidades. Quando andava no básico era uma nulidade a História. A sério! Completamente incapaz de decorar cronologias e etc! E Geografia? Essa era outra que me desesperava. Safava-me mas socorro.
O que sempre adorei foram as Línguas. E apesar de ser bastante boa nessa área (pelo que dizem) escolhi Ciências. Apesar de odiar a Matemática!

Um apelo que nos respeitemos uns aos outros e nos deixemos dessas tretas de querermos ser maiores do que o que somos!

M. disse...

Oh pah, por isso é que eu gosto tanto dos meus leitores. Ainda bem que interpretaram tudo bem ^^ A ultima coisa que eu queria era ter aqui uam 3ªguerra mundial ^^'

Anna Molly ♥ disse...

E depois também tens aqui a parva que, estando em economia, vai fazer exame de história sem ter tido uma única aula no secundário ^^

Unknown disse...

Trabalhar no intermarché não deixa de ser bom xD é bom chular 1500€ a patroa pa ir ao Brasil e a andorra! =P vindo de quem não andou lá a fazer 'nada' um verão inteiro e ainda tinha a lata de sair do trabalho de calçoes de banho à hora de almoço pa meter inveja aos colegas xD

Anónimo disse...

Marisa,18 anos,quero ir pra Direito mas nao sei se entro,Linguas e Humanidades e gostei.

Ha pessoas que nao entendem que nem toda a gente tem aptidao para a Matematica e que a Matematica embora util nao e o centro do mundo. E o mais engraçado e que geralmente quem nao entende isso sao pessoas que escolheram o curso LINGUAS E HUMANIDADES e se formaram com base nele. "A minha filha e que e boa e inteligente porque ta em Ciencias e Tecnologias, e la ha Matematica e Fisica e Quimica e ha tambem a Biologia e isso sim e futuro. Ah! Mas eu sou licenciada em Ingles" Foi talvez das coisas mais ignorantes que ja ouvi.
Da-lhe com força la na psicopedagogia :p e quem ta em Ciencias tem que fazer exame de Historia para entrar na FDL que ate se fode (desculpa Ana Laura nao e para ti boa sorte) Beijinho Marisa*

banana disse...

Vim simplesmente marcar presença. :o